Como identificar pontos de alertas na Gestão Financeira de sua empresa?

Como identificar pontos de alertas na Gestão Financeira de sua empresa?

 

As relatórios financeiros fornecem informações importantes sobre um negócio .

Além de condições financeiras, eles dão uma visão do futuro da sua empresa.

De tempos em tempos, problemas podem ocorrer. No entanto, identificá-los cedo evitará grandes dores de cabeça. Aqui estão os 5 pontos de alerta mais comuns que podem significar que o problema está se formando.

1 Estoque Elevado

É comum um negócio expandir sua linha de produtos, o que aumenta o estoque. No entanto, se o estoque está subindo, mas nada mudou dentro das ofertas de uma empresa, isso pode significar que os itens não estão sendo vendidos.

Quanto mais tempo um produto permanece parado, maior o risco de se tornar obsoleto ou estragar gerando perda.

É simples identificar esse problema examinando o balanço

 

2 Contas a Receber

Embora um grande número de contas a receber possa parecer bom, só é lucrativo se puder ser recebido.

Quanto mais tempo uma conta fica sem ser paga, mais improvável é que sua empresa receba este valor.

Quando as contas a receber começarem a ser acumuladas, pode ser necessário ajustar o processo de cobrança ( criar o seu mapa do dinheiro) e tornar-se mais exigente com suas políticas de crédito.

3 Venda de Bens

É aceitável vender equipamentos antigos que não estejam sendo utilizados ou que pararam de funcionar.  No entanto, as receitas nunca devem ser usadas para pagar dívidas ou para despesas de curto prazo. Quando isso ocorre, pode causar problemas para as futuras despesas operacionais da empresa.

4 Padrões baixos de  fluxo de caixa

Mesmo que uma empresa mostre lucro no papel, ela ainda pode estar no vermelho em relação a dinheiro.

Quando o dinheiro não flui para o negócio, os sócios podem começar a se preocupar se os recebimentos não estão entrando, ou se você está lutando para pagar empréstimos.

Se o fluxo de caixa estiver sempre baixo, você poderá sofrer uma crise de liquidez, o que eu chamo de ciclo de endividamento.  Quando isso acontece, é essencial identificar a causa e agir.

Muitas vezes, pode ser devido a um mês fraco ou a circunstâncias semelhantes. No entanto, se for devido a esforços de cobranças ruins, é aconselhável se comunicar com seus clientes e negociar o pagamento dos atrasados.

 

5 Contas coringas:  “Outras” Despesas

Muitas empresas têm “outras” despesas, ou as chamadas contas coringas.

 

Elas sempre aparecem nos relatórios financeiros. No entanto, quando esses itens têm valores altos, é um sinal vermelho e precisa ser verificado.

Em muitos casos, algumas dessas despesas podem ser reclassificadas.

Ajustando os relatórios financeiros da sua empresa, você terá uma boa visão de seu desempenho geral e futuro.

Conhecer os pontos de atenção, os sinais de alerta básicos ajudará você a identificar problemas e resolvê-los de maneira eficiente antes que se tornem uma bola de neve!

Dessa maneira, você terá uma noção real para onde está indo seu dinheiro, qual é o lucro, qual sua real liquidez e o fluxo de caixa da sua empresa.

 

 

 

 

Deixe uma resposta